Sunday, February 04, 2007

Cyberpunks Possessões

É interessante notar que durante os anos 80 o cinema comercial italiano produziu um punhado de histórias de ficção científica pós-apocalípiticas, repletas de releituras dos figurinos de Norma Moriceau e dos personagens criados por George Miller para o Mad Max 2. Quase todos ambientados num mundo que sofre as mazelas de um guerra nuclear. Enquanto outros - como Os Caçadores de Atlântida - The Raiders of Atlantis (1983) - eram construídos com fórmulas excêntricas do tipo: 2 amigos mercenários (ex-combatentes do Vietnã) + 1 pesquisadora de povos pré-colombianos + 1 submarino nuclear russo + um punhado de mitos do continente de Atlântida + 1 diretor chamado Ruggero Deodato.
Você pode estar se perguntando o que isso tem haver com Mad Max 2 ou com o Movimento Cyberpunk. Mas já foi anunciado anteriormente que, dependendo do seu nível de imaginário, percepção e predileção pela ficção científica, algumas obras de arte podem apresentar pistas surpreendentes. O italiano Ruggero Deodato recheou seu filme com guerreiros atlantes que pareciam ter saltado dos desertos australianos controlados pelo Lord Humungus e seus Cães de Guerra: máscaras, capacetes, motoqueiros, carros com lanças e carcaças ameaçadoras, arco e flechas entre uma vasta coleção de grosso calibre. Na verdade o propósito do roteiro não é oferecer maiores reflexões. Deodato diverte-se (e a nós também) com uma sucessão de tiros e fugas, onde os heróis não erram nunca. E os vilões não se importam de morrer várias vezes em diferentes cenas do filme!
No Brasil os Caçadores de Atlântida só chegou em VHS, mas existem os DVDs importados com diferentes títulos, cartazes e versões: The Raiders of Atlantis, The Atlantis Interceptors, Atlantis, Atlantis Inferno, The Last Warriors, etc.
Os Caçadores de Atlântida é um filme fácil de ser odiado, graças a sua trama absurda e violência sem sentido. Mas ao apostar numa narrativa influenciada pelos quadrinhos (o líder dos atlantes usa uma máscara de crânio, por exemplo), Ruggero Deodato nos oferece 98 minutos da mais honesta aventura: a população de Miami sendo possuída por espíritos de guerreiros atlantes, com a performance Mad Max 2 é uma pérola da pós-modernidade!

O senhor skull de Atlântida.
Logo abaixo,
os seus cães de guerra.


































2 comments:

Anonymous said...

faz um tempão que estou atrás desse filme Caçadores de Atlântida. Alguém tem?

lko said...

eu tb